Mudando de Assunto..

Mudando de Assunto..

Como eu sempre falo de assuntos certamente sentimentais, hoje resolvi mudar um pouquinho o foco desse blog.

Acredito que nunca fui uma cidadã exemplar. Ou melhor, nunca nem ao menos me interessei pelos acontecimentos políticos, sociais e econômicos desse país. Claro, não deixo de lado aqueles escândalos que sempre acontecem e pulam em cima de você através de jornais, televisão, internet e assim vai. Mas minha opinião em cada um deles sempre foi meio neutra, meio nula, pelo simples fato de que eu nunca tive a curiosidade de saber mais sobre o assunto e formar uma opinião.

Esse ano, no colégio, tenho aulas com um professor excelente de Geografia, não só pela maneira com que ele explica a matéria, mas pela visão que ele tem do mundo. Acho que uma das coisas que eu mais valorizei na minha vida inteira foi essa fonte de conhecimentos ambulante que eu vejo claramente no rosto de cada adulto que me cerca, talvez por meu pai ser uma delas e ter me ensinado ao longo dos anos coisas que eu nunca nem imaginei que aconteciam em algum lugar desse mundo. Enfim, retornando ao assunto: durante a primeira aula dele, ele nos indicou seu blog de GeoPolítica e nos apresentou (me apresentou, no caso) à muitos assuntos que eu nunca ouvi falar, ou então que eu não sabia em detalhes. Acredito que esse tipo de pessoa, que te faz pensar, que te faz ter interesse, são as que realmente vale a pena escutar e seguir conselhos.

Ele me fez começar a ler jornais diariamente, seja um real ou o Folha Online mesmo, e agora eu realmente entendi o que significa ter um país tão lento e subdesenvolvido como o Brasil. Claro, eu sempre soube as razões históricas e ecônomicas para isso, sempre ouvi falar da corrupção que rola solta pelo nosso governo e da decisão horrível de privatizar certas empresas, como a Vale do Rio Doce, no governo FHC; enfim, já sabia que o brasileiro tende a tomar sempre as decisões erradas (e como exemplo, dou a reeleição do Lula, depois do fiasco do mensalão). Quer dizer, desde novembro do ano passado, quando comecei a ter interesses por livros políticos (de autoria de colunistas de jornais e revistas famosas) eu já havia tido por conhecimento alguns fatos que eu nem sequer imaginava, como o rolo da Gamecorp e a transferencia de quantias absurdas de fulano para ciclano, sendo tudo dinheiro público. Vale comentar que nada que eu sabia até então me chocava tanto assim, afinal, é o Brasil.. Mas agora, acompanhando diariamente o casos, como o da UE ter dispensado a importação de carne bovina brasileira (como isso afeta a nossa economia e porque isso tá acontecendo) e também o caso dos cartões corporativos, eu reparei que esse país, por estar nas mãos de pessoas tão descaradas (como a ministra que renunciou seu cargo por ter gastado mais de 171 mil reais do seu cartão corporativo) e simplesmente estúpidas (tipo assim, recusar o pedido para abrir a CPI dos cartões pelo uso da palavra “apoiamento”??), realmente não tem como ir pra frente. Eu me envergonho. Por todos.

Sei que sou meio nova nesses assuntos e posso estar me equivocando, mas me parece um ultraje estar pagando impostos para cobrir tais despesas e mesmo assim ter pessoas por aí que não querem que nós, cidadãos sérios, tenhamos noção de onde, quando e como está sendo gasto o NOSSO dinheiro, mesmo que esse esteja atualmente nas mãos do presidente, ou do segurança de seu filho. Não sei se choro ou se rio. Não sei exatamente como me sentir ao dizer que sou brasileira. Não sei..

Ao menos eu posso agradecer ao meu novo professor por ter, de uma forma indireta, aberto meus olhos e despertado minha curiosidade.

2 comentários sobre “Mudando de Assunto..

  1. ahushausha
    pois é, é a vida mesmo…
    acho que esses problemas amorosos podem ser uma fase (como aconteceu com sua irmã) ahsuhasuha ou não ahuashuah.. um dia saberei. PS: adoro os seus coments manu, é sempre animador, lê-los. haha

    E quanto ao seu post, eu não entendo quase nada de política, mas o pouco que sei também me envergonho. O que mais me encomoda é não poder fazer nada, também pelo falo de nem poder votar e tal…. mais né .-.

Deixe um comentário

